História resumida até o talo.

sábado, 5 de setembro de 2009

Sei que todos sabem a história deles, mas eu vou postar aqui, a história deles bem resumida, desde 1992 a 2009.

Vamos a ela.

Tudo começou em 1992 (embora alguns locais citem 1991), quando Mark Allan Hoppus foi morar em San Diego, Califórnia, lá, ele acabou conhecendo o Tom Matthew DeLonge, que sonhava em montar uma banda. Pelo jeito a coisa toda tornou-se um verdadeiro caso de amor, já que ambos compartilhavam muitas coisas em comum. =D

Só que, para formar a banda, eles ainda precisavam de um baterista. Foi aí então que Tom descobriu em sua escola, um baterista chamado Scott Raynor. Apesar de Scott ser um fervoroso fã do Metallica, o que não era bem o som que o blink buscava, aceitou o convite para participar da banda.

Então, o recém-formado grupo sentou e começou a cogitar vários nomes para a banda, como, por exemplo, Duck Tape, depois de uma discussão, decidiram que a banda passaria a se chamar "blink". Mas o que eles não esperavam é que uma banda de Techno da Irlanda, que possuía o mesmo nome, logo após o lançamento do Cheshire Cat iriam ameaçá-los judicialmente a mudarem de nome. Para evitar um processo longo, e que provavelmente eles perderiam, o blink adicionou o número 182 ao final de seu nome, passando a se chamar blink-182 (blink one eight two).

Existem milhares de rumores e mitos envolvendo o número 182, como o que diz que AlPacino falou a palavra "fuck" 182 vezes no filme Scarface e muitos outros, que a banda fez questão de desmentir e deixar claro que não se passa de uma escolha totalmente aleatória. O que a isa me chamou a atenção e ninguém pode negar é que "one eight two" tem a fonética bem parecida com "wanna eat you" (ou, traduzido para o não tão bom e velho português: "queria comer você").

O blink-182 tornou-se conhecido no mundo todo por suas melodias "Punk Rock" só que, ao contrário da atitude de outras bandas de Punk Rock, suas letras eram sempre bem humoradas, o que não batia com as bandas punks de antigamente que sempre demonstravam em suas letras sentimentos como raiva ou conteúdo contra o governo. Dessa maneira, o blink-182 acabou inovando o punk (criando a derivação "Pop Punk", onde supostamente se enquadra) e, além disso, trouxe novamente ao auge o estilo que, há muito, tinha sido deixado de lado pela mídia.

Em 1993, o blink finalmente lançou o seu primeiro EP chamado Flyswatter. A fita demo foi gravada com material caseiro, o que explica a baixa qualidade do som, mas, quem escuta este EP, percebe como a qualidade da banda mudou desde então, pra melhor ou pra pior, varia de acordo com o gosto de cada fã. Antes do fim do mesmo ano, o blink lançou outra fita conhecida como Buddha. Algo em torno de 1000 cópias foram produzidas por uma pequena gravadora. Foi aí que, no início de 1994, o blink lançou seu primeiro álbum oficial, o Cheshire Cat. O álbum basicamente se resumia a várias novas versões das músicas que já tinham sido escutadas no demo Buddha. =)

Devido ao novo estouro do punk rock na década de 90, o que resultou na aparição de dezenas de bandas do estilo como o Green Day e o Offspring. As grandes gravadoras começaram a abordar tais bandas, foi aí que o blink-182 assinou com a gigante MCA Records. A banda acabou se mudando de San Diego para outra cidade na Califórnia, para poder se dedicar a gravação do álbum Dude Ranch com um famoso produtor. O álbum fez um tremendo sucesso, que resultou em dois singles conhecidos até hoje pelos grandes fãs de blink: Josie e Dammit, que ficaram no topo das paradas americanas por um bom tempo.

Mas com o sucesso, as intrigas começaram a aparecer, e em 1998 os integrantes tiveram problema com o Scott, aparentemente devido ao forte consumo de bebidas por parte dele. Algumas outras pessoas acreditam que ele deixou o blink-182 para conseguir o seu diploma na faculdade, ou ainda a lenda de que ele preferia continuar no cenário underground (timidez?!). Enfim, teorias não faltam, mas com todo o mistério que cerca o blink, isso é mais uma pergunta sem resposta...

Quando Scott desapareceu da banda no meio de uma turnê pelos Estados Unidos, Tom e Mark precisaram urgentemente de outro baterista para substituir a ausência do Scott em um de seus shows. Foi aí que Travis Barker, que era o baterista do The Aquabats, uma banda com quem o blink-182 estava em turnê conjunta, decidiu tocar com eles naquela noite para salvar a pele deles. O talento do novo baterista já foi posto a fogo quando Travis aprendeu, em apenas 30 minutos, todo o setlist da banda e tocou com incrível facilidade durante o show. Mark e Tom ficaram tão impressionados que decidiram convidar o Travis a fazer parte da banda!

Com o novo integrante, o próximo álbum da banda, Enema Of The State, tornou-se um dos mais aguardados. Tanta expectativa acabou tornando o álbum um incrível sucesso aumentando ainda mais a fama da banda! Foi aí que o blink-182 entrou para o cenário pop mundial com aparições exaustivas na MTV. O álbum rendeu vários singles extremamente famosos e conhecidos não só pelos fãs da banda como: What's My Age Again?, Adam's Song e All The Small Things.

O clipe da canção "All The Small Things" tornou-se muito popular por tirar um sarro de diversas boybands além de outras celebridades do mundo pop, como as (até então) virgens e imaculadas Britney Spears e Christina Aguilera

Nessa época que o blink-182 mostrou seu grande diferencial em relação as outras bandas de punk rock da época, suas músicas, por serem mais leves e bem humoradas, eram bem mais acessíveis as rádios do que outras bandas como NOFX, Green Day e Offspring. O que ganhou o gosto de adolescentes, como eu, por todo o mundo.

Com tal fato, somado ao sucesso, o blink acabou perdendo a credibilidade no cenário punk, já que todos alegavam que agora eles não passavam de uns vendidos que dividiam o mesmo espaço com boybands populares como os Backstreet Boys e N'Sync, tornando-se uma mera modinha e nada mais do que uma simples banda de garotinhas adolescentes. Tá explicado porque punk é punk.

Mas, pelo jeito, o blink-182 pouco se abalou com a situação, aclamado como os reis do pop punk rock, em 2001, lançaram o Take Off Your Pants And Jacket, que na minha opinião é um dos melhores CD's da banda e seguia as mesmas fórmulas básicas do aclamado Enema Of The State. Isso fez com que a banda não ganhasse credibilidade entre os punks, mas o seu sucesso no cenário musical era evidente. Para se ter uma idéia, no mesmo ano ilustraram a revista "CosmoGirl" e ganharam um prêmio no "Kid's Choice Award" da Nickelodeon. Só de falar isso, já dá até pra imaginar como os punks reagiram, não é?

Quando as coisas pareciam feias para eles, pelo menos nesse ponto de vista, Tom DeLonge e Travis Barker, se dedicaram a projetos laterais como o Transplants e o BoxCar Racer, o que fez com que suas imagens, e conseqüentemente a do blink-182, ficassem menos arranhadas entre o meio.

O respeito voltou mesmo em 2003, já que, em 2002, muitas bandas ditas punk como o Good Charlotte, New Found Glory , surgiram e seguiram os mesmos passos do blink-182 na mídia, passando a tomar conta da grade da MTV. Isso fez com que o "ódio" por blink ficasse meio de lado, e tais bandas assumiram a indigesta posição entre os punks cheios de ódio no coração.

Durante este meio tempo, o blink-182 fez o seu 5º álbum, sendo um dos mais aclamados até hoje pela crítica e pelo público, embora com um estilo bem diferente, tanto é que o próprio Travis disse que o fato do álbum ficar sem título foi justamente para representar um blink totalmente novo. Não me batam, mas esse CD pode ser considerado um dos melhores álbuns da banda! O álbum, sem título e simplesmente conhecido como blink-182, rendeu vários singles de sucesso estrondoso como "Feeling This", "Imiss You", "Down" e "Always".

Como é extremamente perceptível, todas as músicas do novo álbum têm um tom mais profundo do que tudo que o blink já tinha produzido (talvez só com exceção da Adam' Song). Isso acabou gerando um certo respeito e comparações até bem exageradas como, por exemplo, ao excelente Dark Side Of The Moon do Pink Floyd, ao estilo do The Police e até do U2! Já Mark, Tom e Travis alegaram que a maior influência foi mesmo do The Cure, até um dos membros da banda fez uma pontinha em "All Of This", uma das músicas do novo álbum.

Nesse tempo, o blink-182 fez uma turnê conjunta com a extinta banda No Doubt que também foi um sucesso. Reza a lenda, que em sua visita a Irlanda, decidiram conhecer os seus antigos "inimigos", a banda Blink irlandesa.

Só que quando tudo parecia estar indo bem, os integrantes do grupo anunciaram que entrariam em hiatus por tempo indefinido simplesmente sem informar o motivo. Mas, pelo jeito, o hiatus será algo permanente mesmo, já que Mark Hoppus e Travis Barker, que criaram uma nova banda chamada +44, lançaram uma nova música "No It Isn' t" bem na data de aniversário do ex-amigo Tom DeLonge, onde na letra fica bem claro a posição de ambos em relação ao fim do blink-182: "Por favor entenda, isso não é apenas um adeus, isso é um 'eu não agüento você'".

Pelo menos tal fim rendeu uma das melhores músicas que já escutei em toda minha vida (a do +44 chamada No It Isn't, mas também a única que gostei de todas já feitas pela nova banda do Mark e do Travis). Ah, o Tom também seguiu com a vida dele e faz parte de uma nova banda chamada Angels and Airwaves que, com todo respeito, nem se compara ao +44 e ao extinto blink. Mas mesmo assim, amo muito o AVA.

Pois é, pelo jeito alguma briga muito séria entre eles rolou, a ponto do Travis em uma de suas entrevistas, chorar pelo fato do Tom não estar mais falando com eles.

Até ae, a data de 2005...

2009...

Oito de fevereiro de dois mil e nove ( semana 1, dia 8, mês 2) tem tudo para ser um dos dias mais felizes da vida de todos os blink-maníacos ao redor do mundo! Isso porque Tom DeLonge, Mark Hoppus e Travis Barker anunciaram que voltarão a fazer músicas juntos, esse domingo, no palco do Grammy enquanto anunciavam os concorrentes a melhor álbum de rock! Em outras palavras, eles estão juntos novamente e o blink-182 está de volta!

Tipo, muitos quando viram não acreditaram, afinal, poderia ser uma brincadeira de rockstars bêbados e tal, até devido a atitude de Tom que ficou bem estranho, meio ausente ao lado de Travis, enquanto Mark dava a notícia. Mas o site oficial já confirmou a história toda e ele estarão de volta, muito provavelmente com material novo até o verão americano (ou seja, em junho ou julho)!

De acordo com a MTV, os integrantes do Blink-182 discutiram bastante na última semana sobre o atual status da banda e decidiram que nós deveríamos escutar a decisão direto deles. Para simplificar tudo, eles estão de volta, blink está de volta e eu finalmente poderei realizar meu sonho: Ir a um show do blink-182! Isso porque além de anunciar que entrarão em estúdio para lançar um novo álbum, eles informaram que estão se preparando para mais uma turnê mundial! Blink-182 no Brasil já! \o/

O grande catalisador dessa volta, muito provavelmente foi o acidente aéreo em que Travis se envolveu e quase perdeu sua vida. Tanto é que no anúncio ele está usando uma tipoia no braço e tal, provavelmente ainda em consequencia do acidente. Inclusive, Mark confirmou em seu blog que os caras voltaram a se comunicar pela primeira vez desde 2005 só depois do acidente. Algumas tragédias tem o seu lado bom e devemos agradecer imensamente esse retorno a vida daqueles que não foram tão sortudos quanto o Travis no acidente, 4 das 6 pessoas a bordo morreram.

Então é isso, fãs de blink-182 assim como eu, podem gritar com o ar de todos os pulmões: Os integrantes do Blink-182 estão juntos novamente! Blink-182 voltou! É isso! Para mais informações sobre a história do blink. Continuem acessando aqui.


Abralio à todos.

0 comentários: